Todos nós estamos acompanhando os noticiários e temos visto a catástrofe que atingiu o Haiti.
E o que estamos fazendo para ajudar aquele povo?
Primeiro precisamos ajudar em oração. Pois Deus é um Deus de milagres e de provisão.
Mas, não podemos ficar só nisso! O Haiti precisa de ajuda. Sabemos que toda esta ajuda que se fala na mídia, alcançará apenas uma pequena parcela do povo que realmente necessita, sem contar que estão disputando as caixas de suprimentos com violência. Os mais fortes e mais influentes prevalecem neste tipo de distribuição.
Hoje, resgatar pessoas soterradas depende de uma decisão política. O número de pessoas trabalhando nos resgates é pequeno considerando-se o número de pessoas que podem ainda estar vivas embaixo dos escombros. É como um médico tentando atender várias emergências ao mesmo tempo, ele decidirá a quem assistirá primeiro, considerando que muitos terão menos chance de sobreviver. Sem contar a falta de equipamentos.
A situação está muito difícil. A carência de água potável é muito grande. Falta alimento. Falta medicamento.
Nós, do Projeto Éclésia, fizemos muitos amigos haitianos enquanto estivemos no Haiti durante o período de missão do 10o. Contingente da Marinha do Brasil. Muitos amigos que nos ajudaram na distribuição de Bíblias. Hoje, 18JAN10, conseguimos notícias deles e descobrimos que muitos perderam seus familiares e tudo o que possuíam.
Diante desta situação, estamos nos esforçando para enviar uma ajuda.
Como sabemos, não é possível mandarmos materiais e alimentos para a capital Port-au-Prince, pois o aeroporto e o porto estão operando com restrições. Os bancos funcionam precariamente na data de hoje.
No entanto, encontramos uma forma de enviarmos uma ajuda financeira por intermédio dos militares do 12o. Contingente que estarão viajando para a capital haitiana nas próximas semanas.
O portador, um oficial da Marinha do Brasil amigo do nosso Projeto, levará a ajuda em mãos para um haitiano idôneo e de nossa confiança que a empregará da melhor forma possível de acordo com as necessidades de quem estiver ao seu redor.
Se Deus colocar em seu coração o desejo de ajudar, estaremos aceitando doações através de depósito no banco Itaú: AGÊNCIA: 0783 - CONTA: 56837-1 em nome de LUIZ CARLOS GOMES DA SILVA.
Cada Real doado será convertido em dólar americano antes de ser enviado.
Estamos também tentando ajudar aos irmãos do Rio de Janeiro que tiveram as suas casas destruídas por enchentes (Duque de Caxias) e deslizamentos de terra (Angra dos Reis).
Ontem, 17JAN10, fizemos doações de roupas usadas e cestas básicas na localidade de Pilar, em Duque de Caxias, para 30 (trinta) famílias que perderam o pouco que tinham nas últimas enchentes. Seis dessas famílias foram se abrigar numa igreja da localidade, mas o abrigo também encheu.
Estamos aceitando também doações de roupas e calçados usados, em perfeito estado.
Nosso trabalho hoje é como o trabalho de um beija-flor tentando apagar o incêndio de uma grande floresta.
Mas, o que importa é o desejo do coração. Se conseguirmos ajudar uma só pessoa a se restabelecer, já nos sentiremos cumpridores da nossa missão ECLÉSIA.
Como dizem os haitianos em creole: “Men ampil, chay pa Lou”, que quer dizer: “Com muitas mãos, o peso fica leve”!
"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram" (Romanos 12:15)
Luiz Carlos Gomes e Sandra Cristina
Idealizadores do Projeto Eclésia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário